quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Fomos ao médico...

Oi pessoal, tudo bem? 
Eu tenho novidades...hehehe... E como já devem imaginar pelo título da postagem é sobre nossa primeira ida ao médico aqui na França!!! Nós estávamos extremamente ansiosos, essa é uma sensação maluca sabiam, até uma simples consulta médica vira uma aventura, confesso que, às vezes, isso me irrita um pouco, mas como nessa vida sempre procuro ver o lado bom das coisas, vamos ao lado bom, e engraçado, inclusive, muito engraçado...kkkk
Primeiramente, meu marido marcou a consulta com um clinico geral indicado por um amigo, aqui todos precisam ter em seu registro social um médico registrado, que chamamos de "médico da família".... 
Ok, consulta marcada era só aguardar o dia... Ahhhh não tão fácil assim galera, como ainda não estamos "Expert" no francês fomos dar uma estudada nos principais termos médicos, e tudo mais, fazer a "lição de casa" né?!?! hauahuahuaha... 
Com a lição de casa feita, ai sim era só esperar pelo dia da consulta, mas antes de contar sobre o "Grande Dia", vou contar a vocês sobre como funciona o processo (parte burocrática) de assistência a saúde por aqui... 
Primeiro solicitamos junto a prefeitura o nosso "Carte Vitale" que é como se fosse uma carteirinha do SUS, com essa carteirinha podemos ter acesso a todo e qualquer médico de Montpellier como também a clínicas, hospitais, laboratórios, etc... E além dessa carteirinha nós temos um "convênio médico" da empresa em que meu marido trabalha, esse convênio é pago (70 euros por mês e por família) e funciona como um complemento a "carte Vitale", ou seja, as consultas médicas são pagas, porém são reembolsadas, por exemplo, a consulta médica custa 20 euros, no ato da consulta paga-se o médico e quando ele passa sua carteirinha esse valor é reembolsado automaticamente no prazo de cinco dias em sua conta bancária, portanto o "governo" reembolsa uma parte do valor e o convênio outra parte, deu para entender gente? É um pouco confuso, mas caso tenham alguma dúvida deixe nos comentários e eu respondo, combinado?! Hehehe... 
Agora que expliquei um pouquinho, vamos a nossa aventura do "Grande Dia"....rsrsrs... 
Lá fomos nós, com nosso bloquinho de anotações para não esquecer de nada e usá-lo como "colinha" caso desse um branco na hora... Ao chegarmos já começaram as trapalhadas, entramos no prédio de apenas um andar, subimos as escadas e nos deparamos com 4 portas, uma dizia "toilettes", ok essa foi fácil, a outra dizia "Allergologue" (alergista), ou seja não era essa também, a outra não dizia nada e a quarta e última tinha ao lado bem pequeno uma campainha (pelo menos parecia uma...rsrs) com o nome de 3 médicos, e um deles era o do nosso (opa, acho que agora vai), porém apertamos a campainha e nada aconteceu, então meu marido resolver fazer o cara de pau e abrir a porta, foi ai que demos de cara com umas 6 pessoas sentadas em uma sala de espera, entramos na tal sala (já rachando de rir, feito dois tontos...rs), e adivinhem só, aquele fedor (aquele de quem não curti um banho sabe?!?! rs), Jesuuuussss que fedor gente, mas ok, enfrentamos o tal (até porque, infelizmente, cheiros desagradável é meio comum por aqui) e sentamos, era um silêncio que dava até desespero, olhamos para os lados e nada, não tinha nenhum recepcionista, secretária, nadinha nadinha, foi ai que resolvemos pedir socorro e ligamos para nosso amigo que gentilmente nos disse que era só tocar a tal campainha, entrar, sentar nessa salinha e esperar que nosso nome fosse chamado... 


Sala de espera

Porta de entrada para os consultórios

E assim fizemos, esperamos por uma hora, sim aqui os médicos também atrasam as consultas, o azar foi, eu sentei bem ao lado do fedido, do que estava "perfumando" a sala de espera com seu agradável odor, ficar uma hora ali foi puxado, e eu não troquei de lugar, pois só percebi que ele era o causador do fedor quando ele levantou e saiu, ai que aliviooooooooooo.... kkkkkk! 
Entre essa uma hora de espera, as pessoas eram chamadas pelos médicos, entravam, porém ninguém saia (OI?!?!?! haauhauhaua), e eu com aquela interrogação "Meu Deus, por onde esse povo ta saindo, estão sendo abduzidos?!", claro que não né, a saída era por outra porta (aquela que não tinha nada escrito lembram?!rs)... 
Bom vamos logo ao que interessa senão esse post vai virar um livro... Hahahahaha... Fomos chamados, AIN gente eu estava tão aflita, parecia que nunca tinha ido ao médico na vida, tonta né, mas eu estava tá?! 
O médico foi extremamente gentil conosco, atencioso e paciente, fazendo ao máximo para nos ajudar a compreender tudo e para nos entender também,  e isso foi ótimo, pois no decorrer da consulta fomos nos soltando e tudo fluiu corretamente, ou seja, DEU TUDO CERTO.... EEEEEEEEEWWWWWWW! kkkkkk
Ao sair do consultório tínhamos duas receitas de medicação, e como ao lado do consultório há uma farmácia, lá fomos nós em busca dos remédios... Lembram quando eu expliquei dos reembolsos? Então eles servem também para os medicamentos, mas é melhor ainda, pois não é preciso pagar, ou seja, entreguei minhas duas receitas a farmacêutica, ela solicitou minha "carte Vitale" e perguntou se eu tinha o convênio, como eu tenho entreguei a ela meu papel do convênio, então ela foi buscar meus remédios, colocou os dois em uma sacolinha junto com as receitas, passou minha carteirinha e pronto... Ou seja, não gastamos um tostão furado em remédios, e o melhor, um dos meus remédios custa em torno de 200 reais no Brasil (já cheguei a encontrar em algumas farmácias por 250 reais), e eu gastava isso todo mês, ou seja, uma baita grana né?! E não é preciso ir em uma farmácia especifica, é qualquer farmácia, qualquer mesmo, sem restrição. Fiquei extremamente feliz, é muito boa a sensação de saber que o dinheiro que pagamos em impostos é revertido para algo que realmente funciona a nosso favor, inexplicável essa sensação, muito legal mesmo... 

Bom amores acho que é isso, conto as cenas dos próximos capítulos quando for ao laboratório fazer exames, ou quando acontecer alguma novidade relacionada ao assunto, ok??! 

Bisou Bisou 
Lu

Nenhum comentário:

Postar um comentário